CRECI 9344 - Camaro Imóveis

VEM MORAR EM LAGES, A PRINCESA DA SERRA

Município do estado de Santa Catarina, na região sul do Brasil e sede da Mesorregião Serrana e da Região Metropolitana de Lages, apresentando a maior extensão territorial dentre os municípios catarinenses. Sua população, em 2018 conforme estimativas do IBGE, são 157.743 habitantes.

Seu primeiro nome foi Campos de Lages, nome recebido por haver muita pedra Lage na região. Sua denominação religiosa foi Vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Lages, que homenageia a santa de devoção de Correia Pinto.

Parque Jonas Ramos Monumento às Lavadeiras

Lages na história.

A certeza histórica é que, durante a chegada do bandeirante paulista (português vindo para o Brasil durante a infância), António Correia Pinto, que fundou Lages, em 22 de novembro de 1766, existia nesses campos, de forma esparsa, fazendeiros, que vieram do Rio Grande do Sul. Aliás, na época, no estado do Rio Grande do Sul, defendia-se a ideia de que fosse o rio Canoas o limite com Santa Catarina e não o rio Pelotas.

D. Luiz Antonio de Souza, Morgado de Mateus, governador de São Paulo, determinou que Correia Pinto se encarregasse da fundação de Lages, objetivando pôr fim às pretensões espanholas, que desejavam aquela área e a expansão territorial da Capitania de São Paulo.

Correia Pinto, que enriqueceu com a venda de muares levados pelos tropeiros entre o Rio Grande do Sul e as feiras de Sorocaba, já era conhecedor da região de Lages, quando recebeu instruções para a fundação de uma vila naquele local.

Em 1787-1790, o alferes Antônio José da Costa construiu uma rota de Desterro (atual Florianópolis) até Lages, que seria um dos motivos para que, no ano de 1820, Lages deixasse de ser controlada pela Capitania de São Paulo e fosse jurisdicionado ao governo com sede na ilha de Santa Catarina.

Foto: Viagens e Caminhos – Centro de Lages

A princesa da serra.

Lages da atualidade, conhecida pelo apelido de “Princesa da Serra”, é o município de maior extensão territorial de Santa Catarina e é famosa pela criação de gado, por suas madeireiras e lavoura, sendo um dos mais importantes municípios de Santa Catarina pela sua participação econômica.

Foto: Viagens e Caminhos – Monumento aos Tropeiros

Monumento em homenagem aos tropeiros paulistas que cruzaram o planalto serrano catarinense. O monumento que representa um tropeiro com uma tropa de mulas fica ao lado de araucárias formando um belo cenário. Fica em frente ao parque de exposições da cidade.

Vem morar em lages.

Conheça diversas e magníficas opções de imóveis para venda ou locação, aqui na nossa cidade.

Entre em nosso site www.camaroimobiliaria.com.br e conheça.

Join The Discussion

Compare listings

Compare