Que tal oferecer para seus possíveis compradores a opção deles “testarem” o imóvel que desejam adquirir?
O chamado Test Drive Imobiliário é uma tendência mundial que vem se popularizando no Brasil. A proposta funciona, basicamente, da mesma maneira que um Test Drive de automóvel.
O cliente escolhe o apartamento que deseja “experimentar” e passa uma ou duas noites no local. Além de proporcionar ao possível comprador mais uma forma dele conferir as vantagens do imóvel, o corretor de imóveis consegue construir uma excelente base de divulgação.
O Test Drive Imobiliário já é praticado em diversos Estados brasileiros, e a cada dia ganha mais força. A proposta é bastante inovadora, contudo, existem alguns pontos que a imobiliária precisa ter cuidado para que a opção possa gerar retornos.
Benefícios e Riscos de se implantar o Test Drive Imobiliário Assim como qualquer estratégia de marketing, o Test Drive Imobiliário também possui riscos e benefícios.
Antes de você aderir à ideia, é preciso fazer um estudo de mercado para averiguar se ela é viável. Além disso, é preciso planejar como ela será aplicada.
• Benefícios
1. Maior Alcance Publicitário: A proposta é uma excelente opção de marketing de divulgação. Além de mostrar todas as vantagens do imóvel oferecido, ela também é uma ideia totalmente inovadora que chama a atenção.
2. Cria Mais Confiança: Quando um cliente pode atestar as qualidades daquilo que ele irá adquirir, a sua confiança pela empresa aumenta, pois ele tem certeza da responsabilidade da mesma.
3. Apelo Emocional: Quando o possível comprador passa um tempo vivenciando a rotina que ele poderá ter se comprar determinado imóvel, o apelo emocional na hora da compra é muito maior, pois, ele já se visualizou vivendo no local.
• Riscos
1. Prejuízos ao imóvel: Assim como no teste de um carro, o Test Drive Imobiliário também pode gerar prejuízos a propriedade. Os clientes podem estragar a estrutura ou fazer mal uso de alguns componentes do imóvel.
2. Problemas com áreas comuns: Ao dar a possibilidade do possível comprador passar alguns dias no local, corre-se o risco dele acabar causando problemas em áreas comuns, como, por exemplo, espaço gourmet e estacionamento.
3. Conflitos com outros moradores: O que também pode ocorrer é, por conta da grande rotatividade de pessoas no imóvel, outros moradores podem se sentir incomodados com a presença de estranhos nas dependências do condomínio ou prédio.
O Test Drive Imobiliário, assim como qualquer estratégia de divulgação, possui seus prós e contras, contudo, isso não tira o mérito da proposta. Implantar essa ideia na sua empresa exige planejamento e cuidado, mas com certeza ela irá gerar ótimos resultados para o seu negócio.
Dicas para aderir à ideia
Se você achou a proposta bacana e deseja implantá-la na sua imobiliária, algumas dicas podem te ajudar a aproveitar o potencial máximo da ideia, evitando alguns problemas.
A primeira dica é estabelecer um contrato próprio para o Test Drive Imobiliário. Dessa maneira, você ficará assegurado que, em caso de qualquer problema, o cliente terá que arcar com os prejuízos. Além disso, o contrato dará mais segurança para o teste.
Outra indicação é você ter um apartamento específico para realizar a experiência. No caso de um empreendimento, por exemplo, escolha apenas um apartamento para servir de modelo.
Por fim, caso o imóvel seja em um local onde já existem outros moradores, como um condomínio, o ideal é conversar tanto com as pessoas que moram ali, como, também, com os gestores e síndicos. Dessa maneira você poderá informar todos sobre a proposta evitando surpresas desagradáveis.
Só o Test Drive Imobiliário basta? Tenha em mente que o Test Drive Imobiliário é uma estratégia de divulgação que deve ser realizada em conjunto com outras.