Como em qualquer outro negócio, a locação é um processo que exige uma série de critérios e processos que envolvem questões burocráticas, principalmente tratando-se de contratos. É preciso ser bem trabalhado e estruturado legalmente para que todas as questões de direito entre locador e locatário estejam alinhadas de maneira que nenhuma das partes sejam lesadas.
Diante disso temos sempre a emblemática e complicada situação da necessidade do fiador para a locação. Uma questão que sempre serviu de entrave para a maioria dos aluguéis.
Por um lado, o locador, que precisa e exige uma garantia para o recebimento do seu aluguel. Por outro o locatário que muitas vezes se vê sem opções para conseguir locar um imóvel pela falta do fiador ou até pela quantidade de documentos exigidos para a criação do contrato.
então qual a saída?
Aqui na imobiliária o nosso trabalho é garantir a qualidade dos serviços para locatário e locador, onde existe a necessidade dessa garantia. Essas garantias locatícias servem de segurança, para ambas as partes. Porque com base nessa segurança é que podemos prever prejuízos e soluções.
O FIADOR é uma das garantias locatícias mais antigas e procuradas e na Camaro Imobiliária exigimos apenas um fiador. Temos também o SEGURO FIANÇA, que se assemelha a um seguro de carro. A CAUÇÃO, que não é três aluguéis adiantados e sim é um valor baseado em três aluguéis cheios, sem desconto. CARTÃO de CRÉDITO, que é uma das mais recentes soluções como garantia locatícia do mercado.
fiador.
O fiador pode ser uma pessoa física, que vai precisar de toda a documentação que o locatário tem, e por obrigatoriedade precisa ter um bem, um imóvel (casa, apartamento etc.) No entanto é uma garantia locatícia muito difícil para se obter, levando assim a pequena taxa de aluguéis fechados com esse tipo de garantia.
SEGURO FIANÇA.
O seguro fiança necessita de uma apólice, como o seguro do carro. É uma garantia que agiliza melhor o processo. Enviamos os mesmos documentos para a seguradora, que avaliará realizando uma análise e retorna para a imobiliária como resultado.
Paga-se uma parcela de entrada que pode ficar ente 15% a 20% do valor do aluguel e pode ser pago em até dez vezes na imobiliária. Nessa garantia você pode contar como “custo”, o aluguel, mais o seguro fiança, mais o condomínio do imóvel, mais a manutenção do imóvel na hora de entregar o imóvel.
CAUÇÃO.
A caução é a modalidade mais ágil e mais rápida para a locação do imóvel. Porém o valor baseado em três aluguéis deve ser pago em dinheiro, o que dificulta o processo para aqueles que não dispõe desse valor, até mesmo pelos custos de mudança que envolvem sempre a locação do imóvel.
No entanto a caução é a única garantia locatícia que retorna o valor para o locador, inclusive com correção monetária, no final do contrato. Além do que não há necessidade de renovação da garantia nas renovações de contrato, no caso de o locador resolver ficar mais um ano ou período no imóvel.
CARTÃO DE CRÉDITO.
O Cartão de Crédito é uma plataforma que também exige a documentação para a imobiliária e pode ser aprovado em até 15 minutos.
Como funciona? Se o valor do aluguel for R$ 1000 a plataforma irá gerar um desconto de 10% todo mês dessa soma, que será descontado do seu cartão de crédito. Liberando assim o seu aluguel. E você não precisa ter o limite do cartão liberado igual ao valor do aluguel, e sim, basta que você tenha o limite total do cartão que possa cobrir o valor do aluguel contratado.